Rookmaaker - Palavra Antiga


Acabei de ler o livro de " A arte não precisa de Justificativa" de H. Rookmaker publicado pela editora Ultimato,  livro bastante interessante sobre a relação entre espiritualidade e manifestações artísticas.
Na visão do autor, qualquer discussão sobre o papel da arte deve ser precedida por uma afirmação básica: a arte não precisa de justificativa — nem por motivos religiosos ou propósitos evangelísticos, nem por fins econômicos ou políticos.
Uma leitura bastante esclarecedora e confrontadora, principalmente quando vivenciamos como prática, a separação entre o sagrado e o secular, de forma, que a arte no âmbito das igrejas, em especial a música, devem expressar uma mensagem evangelística cristã, sendo inclusive desprezada qualquer outra expressão artística  descompromissada com o ideal religioso.  
Vale a pena ler, estou postando abaixo um pouco da biografia de Rookmaaker extraída de http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Rookmaaker.
Bem como uma música  da Banda Palavra Antiga, que tem por título Rookmaaker, o vídeo foi elaborado por um pessoal  aqui de Recife, e traz um pouco da cena da cidade.

 
Henderik Roelof "Hans" Rookmaaker foi um escritor holandês que se converteu ao cristianismo. Nascido em 27 de fevereiro de 1922, Rookmaaker foi também professor de teoria da arte, história da arte, música, filosofia e religião. Faleceu em 13 de março de 1977.
Em 1948 ele conheceu teólogo cristão Francis Schaeffer e se tornou um membro do L'Abri, na Suíça. Hans e sua esposa Anky abriu uma filial holandesa de L'Abri em 1971.
Após um doutorado em história da arte com uma dissertação sobre Gauguin da Universidade de Amsterdam, ele se tornou o fundador do departamento de história da arte na Universidade Livre de Amsterdã.
Rookmaaker combinou sua carreira acadêmica, com um papel prolífico de abordar a ambigüidade sobre a arte entre os cristãos e ambigüidade sobre a fé entre os artistas. Sua tese principal foi colocado para fora em sua publicação de 1970, intitulada Arte Moderna e A Morte de uma Cultura.




Pr. Jonas Silva

0 comentários:

 
Caminhando em Santidade © 2010 | Design adaptado por Kênia Siqueira | Todos os direitos reservados.