
O pluralismo denominacional é uma
das marcas da igreja brasileira, vivemos dias onde as novas denominações se
multiplicam, igrejas independentes, sem comunhão convencional, com a práxis litúrgica
e eclesiástica lastreadas em novas revelações ou interpretações bíblicas,
surgem a cada dia.
Muitas destas novas denominações se
originam de grupos separatistas e dissidentes de igrejas históricas e possuidoras
de sólido arcabouço doutrinário e litúrgico.
Alguns destes grupos fundadores de
igrejas independentes, em especial os dissidentes, passam a se denominarem com
o título de igrejas históricas, por isso é muito comum vermos igrejas com os
seguintes títulos: Igreja Batista Apostólica ..., Igreja Batista reformada ...,
etc.
Mas será que simplesmente o título
faz uma igreja ser Batista, ou Presbiteriana, Ou Congregacional, ou Assembléia
de Deus? Obviamente que não, as denominações históricas são marcadas por suas peculiaridades
litúrgicas e doutrinárias, formadas e solidificadas no transcurso de um
processo histórico, peculiaridades estas, vivenciadas e apregoadas pelas
igrejas que abraçam, não só título, mas, principalmente o sistema doutrinário
da denominação.
As Igrejas Batistas são caracterizadas
pelo seu pacto, confissão de Fé e sistema administrativo eclesiástico, os
conceitos são extensos, por isso recomendo a leitura do material abaixo
indicado, contudo, vejamos algumas marcas de uma Igreja genuinamente Batista.
MARCA 1: O SENHORIO DE JESUS
CRISTO
Uma igreja Batista não é
fundamentada em um líder humano, para os Batistas só Jesus é o Senhor e cabeça
da Igreja.
MARCA 2: A AUTORIDADE DO
NOVO TESTAMENTO
Os Batistas não fundamentam sua
práxis e vivência de fé, em revelações extra-bíblicas, e em modismos
doutrinários.
Para os Batistas, apenas a Bíblia
Sagrada, e em especial o Novo Testamento, é a fonte da autoridade. É do texto
Sagrado que ecoam os princípios teológicos e eclesiásticos.
Uma Igreja Batista não pode andar de
braços dados com o neopentecostalismo ou com a teologia da prosperidade, onde a
experiência e a revelação norteiam as práticas eclesiásticas dos grupos adeptos
de tais sistemas.
MARCA 3: UMA MEMBRESIA
REGENERADA
Uma Igreja Batista não é
caracterizada por uma membresia descompromissada com o Reino de Deus, e que
encara a comunidade eclesiástica com o fim utilitarista, seja a o atendimento
de anseios pessoais, ou realização de meras reuniões e eventos.
Uma Igreja Batista exige de seu
membro marcas evidenciais de uma conversão genuína, marcada pelo novo nascimento,
batismo e santificação.
MARCA 4: SISTEMA DEMOCRÁTICO
DE ADMINISTRAÇÃO
Numa Igreja Batista todos os membros
têm iguais direitos e deveres. Todos participam das reuniões e decisões. Cada
Igreja é autônoma e independente, sendo responsável por suas próprias decisões.
A autonomia não significa que cada líder e grupo podem fazer o que quiserem,
pois a liberdade se restringe aos limites dos princípios denominacionais.
As funções Eclesiásticas existentes
em uma Igreja Batista é a de Pastor e Diácono, não existindo as funções de
Apóstolo, de Bispo, ou Presbítero.
Antes de ser mal interpretado,
gostaria de esclarecer que não estou discutindo se denominação “A” ou “B” é
melhor ou pior, ou se Deus não estar nas novas igrejas, o que procurei fazer
com este “post”, foi trazer a compreensão dos leitores, que não é o nome na
placa da igreja que a faz Batista, pois uma Igreja Batista é caracterizada,
entre outras coisas, a exemplo da confissão de fé, pelas marcas citadas. Parafraseando
o ditado popular: Fique atento, não freqüente gato por lebre.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS DAS IGREJAS BATISTAS
- Ênfase na doutrina da salvação pela fé somente (Ef 2.8-10).
- Destaque para o ensino do sacerdócio de todos os crentes (1Pe 2.9)
- Separação entre Igreja e Estado com ênfase na independência da igreja (Mt 22.21).
- Cooperação entre as igrejas para a expansão do Reino de Deus (1Co 16.1-4).
- Prática do batismo por imersão ministrado somente aos crentes (At 8.36-39).
- Rejeição do batismo infantil (Mt 28.19).
- Consideração do batismo e da Ceia do Senhor como símbolos de verdades espirituais e não como sacramentos (Rm 6.4; 1Co 11.24-25).
Pr. Jonas Silva
Sugestões de Leitura:
BATISTAS:
Sua identidade, Autores diversos Editora
JUERP
EM
QUE CRÊEM OS BATISTAS Autores diversos Editora JUERP
ECLESIOLOGIA: Enéas Tognini, Editora Arte Editorial
Graça e paz pr Jonas realmente oq tem acontecido nao somente na Igreja Batista mas em varias igrejas serias que estao ao nosso redor eh a perda de Identidade e o seu valor doutrinario embasado nas Escrituras. de Fato estamos nos fins dos tempos.