A MARCHA PARA JESUS: A TEOLOGIA DE DODÔ E OSMAR



 

            Hoje, no dia 24 de outubro de 2011, acontecerá em minha cidade (Recife) a Marcha para Jesus, evento que suscita vários debates e dúvidas. Na própria Igreja que pastoreio, fui interpelado por diversos membros acerca da questão.
            A minha resposta em linhas gerais, foi sempre afirmar: Acho a idéia maravilhosa, ajuntamento das igrejas evangélicas para abençoar a cidade, contudo a forma que se impõe, pelo menos aqui em Recife, enxergo como deplorável e totalmente desconexa do propósito inicial.
            Falo isso, não como alguém que finca suas bases no preconceito, mas sim, como um expectador que já participou da Marcha, inclusive por dois anos, do alto de um trio elétrico.
            O que observei como expectador da Marcha, foi um verdadeiro carnaval fora de época, embalado por músicas gospel, onde o propósito inicial só servira, para chancelar o evento, contudo, a “práxis” não deixa nada a dever aos blocos baianos.
            O que me incomoda, é ter minha inteligência violentada, pelo discurso de muitos pastores e lideres que asseveram que a marcha é um ato profético, de fundamental importância para a conquista espiritual das cidades. Pois, a mesma, a inteligência, me leva a perguntar: Qual a importância de um ato dito profético, restrito a um único dia do ano, diante de uma igreja que se omite de sua responsabilidade profética durante os outros 364 (trezentos e sessenta e quatro) dias do ano, responsabilidade esta, que impõem: denunciar pecados, injustiças sociais, batalhar na dimensão espiritual.
            A Marcha deste ano em minha cidade, vem revestida de uma nova motivação, que é opor-se a passeata gay ocorrida a semana passada no mesmo local, que impõe uma nova lógica equivocada, vamos mostrar  que somos maiores e melhores, que o outro grupo. Mas, será que é esta dimensão que a cosmovisão cristão impõe para enfrentarmos a situação? Ou será, que a confrontação, serve de desculpa, e de oportunidade para os políticos cristãos colherem dividendos, usando a igreja como massa de manobra.
            Infelizmente, diante da pseudo e sórdida espiritualidade que lastreia a Marcha para Jesus, onde as danças, as vestes, as atitudes, a músicas, não objetivam a adoração a Deus, e, sim, dar vazão a carnalidade, desta feita, chancelada pelas igrejas evangélicas.
            Em relação a Marcha para Jesus, só encontro base teológica, na teologia de Dodô e Osmar,  baianos que inventaram o trio elétrico, que afirmavam: Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu. Contudo, fica a dúvida: Será que quem morreu e nasceu de novo iria?

Pr. Jonas Silva
  
                                                                    

8 comentários:

  1. Excepcional comentário Pr. Jonas. Quando desviada dos propósitos originais para os quais foi criada, só leva a deturpação. Paz.

  1. Pr. Jonas Silva disse...:

    Obrigado caro amigo Conferencista Ribeiro pelo generoso comentário.

  1. Casal 20 disse...:

    Que texto MARAVILHOSO!

    Que Deus continue abençoando teu ministério e que suas reflexões possam alcançar uma igreja sonolenta.

    Abraços sempre afetuosos.

  1. Micheline Gomes disse...:

    Pura verdade! Parabéns pelo texto.

  1. Jorge Luis disse...:

    Boa noite.

    Quero lhe indicar um site,

    http://patristicabrasil.blogspot.com/
    Esse tem conteúdo de teologia, propriamente documento do período da patrística (ou patrologia). São documentos que vão do ano 84 D.c ao ano 800 D.c, registros dos costumes cristãos, registram temas teológicos e culturais, etc.

    E esse que contem uma bíblia do século II, Codex Sinaiticus, é a segunda bíblia mais antiga.
    http://www.codexsinaiticus.org/en/manuscript.aspx?book=12&lid=en&side=r&zoomSlider=0
    Uma informação rápida, esse exemplar foi digitalizado e colocado na internet para estudo, seu manuseio esta destruindo esse exemplar e o trabalho de vários especialistas e claro da internet, deu a nos um material de estudo precioso. Esse exemplar tem 1466 paginas, sendo que apenas 800 estão disposta por enquanto no site.

    Esse outro site.
    http://molcat1.bl.uk/treasures/gutenberg/search.asp

    É o site da biblioteca britânica que fez o mesmo trabalho, digitalizou dois exemplares da bíblia de Gutenberg, ano 1450. Um exemplar tem uma bíblia simples sem muitos desenhos, e a outra rica em destaques de arte (desenhos).

    Bíblia de Mogúncia

    Impressa sobre pergaminho, cada página em duas colunas com 48 linhas, sendo as iniciais dos capítulos feitas à mão com tinta azul e vermelha. Trata-se da primeira obra impressa na qual aparecem data, lugar e nomes dos impressores, Fust e Schoeffer (ex-sócios de Gutenberg), no colofão. É o incunábulo mais antigo da Biblioteca Nacional, que possui dois exemplares.

    BÍBLIA. Latim. Mogúncia. 1462. In civitate Maguntij: per Johannem Fust e Petrum Schoeffer, in vigília assumptionis Mariae [14 ago.] 1462. 2 v. 42 cm.
    http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasraras/or813929.pdf

    Esse pdf é pesado tem que ter no minimo 1 mega, de conexão

    Atenciosamente,
    Jorge Luis.

    Todavia, se eu tardar, saberás como proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.(1 tm 3,15)

  1. Paz irmão!

    Todas essas manifestações em forma de "marcha para Jesus" tem como objetivo promover denominações evangélicas, cantores gospel e futuros políticos. Resumindo, é uma espécie de campanha promocional velada e hipócrita, pois esses religiosos além de usar o Nome de Deus em vão, querem tirar proveito do Santo Nome de Jesus para alcançar seus objetivos ocultos e escusos.

    Até porque, o Senhor Jesus nunca nos deu esse ensinamento, portanto insistir nesta prática gospel, até para os inocentes que são manipulados como massa de manobra, é no mínimo perda de tempo.

    Se quiser mais informações sobre o tema, clique no post: "Carnaval"

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Paz Seja Contigo!

    Discípulo de Cristo
    J.C.de Araújo Jorge

  1. Prezado irmão!

    Sua visão e exposição sobre o assunto, dispensa comentários...
    Sou 100% contra esse tipo de manifestação, por achar perda de tempo. Tempo este, que deveria ser aproveitado na evangelização e pregação da Palavra.

    Deixo o convite para visita.
    Já estou te seguindo!!!
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    ***Lucy***

 
Caminhando em Santidade © 2010 | Design adaptado por Kênia Siqueira | Todos os direitos reservados.