OS ÍDOLOS DA NOSSA JUVENTUDE


Conversar com os jovens é um ótimo exercício, pois podemos ter descortinado ante os nossos olhos, mesmo que perplexos, para onde caminha o mundo em que estamos vivendo.

Não é novidade para ninguém, que a juventude, principalmente na fase da adolescência elege “ídolos” (atores, músicos e personagens) para serem alvos de sua admiração, que muitas vezes servem de referenciais para as suas vidas, tanto nos padrões estéticos como comportamentais.

É quando observo os ídolos eleitos pala juventude desta geração, que sou visitado por grande preocupação e temor, pois tais escolhas revelam os valores que são cultuados pelos Jovens, até mesmo cristãos. Valores estes que destoam frontalmente dos valores Divinos, revelados nas Escrituras Sagradas.

Harry Potter, por exemplo, um bruxo simpático, contudo bruxaria sempre foi uma prática condenada por Deus desde o período da Lei, vejamos alguns trechos das Sagradas Escrituras:

Ex 22 18 A feiticeira não deixarás viver.

Deut 18 10 Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,11 nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, 12 pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, as lança fora de diante de ti.
Caso Harry Potter estivesse na égide da Lei deveria ser apedrejado até a morte, contudo, mesmo na graça, os praticantes de feitiçaria permanecem execráveis aos olhos do Senhor: Apoc 21 8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Os Vampiros da série crepúsculos, por mais vegetarianos que aparentem ser, têm, também, sua prática condenada na Palavra de Deus, senão vejamos:

Deut 15 23 Somente o seu sangue não comerás; sobre a terra o derramarás como água.

Gen 9 4 Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. 5 Certamente, requererei o vosso sangue, o sangue da vossa vida; de todo animal o requererei, como também da mão do homem, sim, da mão do próximo de cada um requererei a vida do homem. 6 Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu; porque Deus fez o homem segundo a sua imagem.

O que dizer de Justin Biber, Zack Efron e outras figurinhas estéticas do gênero, fora a embalagem qual o conteúdo que atrai a juventude?

Contradizendo o poeta: Os nossos ídolos já não são os mesmos e as aparências enganam sim. Infelizmente temos que admitir que os referenciais da Juventude, até mesmo cristã, não estão, na maioria das vezes, sintonizados com os padrões divinos, resta-nos despertar através do ensino da Palavra, os jovens para amarem as coisas de Deus.

Pr. Jonas Silva


0 comentários:

 
Caminhando em Santidade © 2010 | Design adaptado por Kênia Siqueira | Todos os direitos reservados.